Unidade de Coordenação do Cadastro Predial

Entrega de Cartografia 2010 as Câmaras Municipais

Durante os dias 20 e 21 de Junho realizou-se na cidade da Praia uma conferência internacional sobre a problemática fundiária em Cabo Verde (Politica de Solos e Gestão Urbana), do qual se compartilhou a experiência de diversos países como a Espanha, Portugal, Brasil etc.
O Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, através da Unidade de Coordenação do Cadastro (UC-CP), representado pelo seu coordenador Dr. Carlos Varela, fez a entrega aos municípios dos ortofotos, do voo realizado em 2010. Do ponto de vista técnico os ortofotos entregados foram obtidos a partir de voos fotogrametricos a escala 1:25 000 e 1:6000, sendo a escala final das imagens de 40 y 12,5 cm/Pixel respectivamente.
No sentido de facilitar a utilização dos ortofotos aos técnicos das câmaras municipais os ficheiros foram entregues em formato TIFF e ECW, como forma de permitir a sua utilização em diferentes softwares.

Nos próximos meses a UC-CP, procederá a entrega da Cartografia Vectorial a escala 1:1000 y 1:5000, que ainda está em fase de controlo de qualidade, o que permitirá as autarquias dispor de uma cartografia base para a realização de trabalhos de planeamento, e gestão dos seus territórios.

Está prevista a realização de voos altos para as ilhas de Santo Antão e Fogo assim como voos baixos para 16 000 Hectares, distribuídos por todas as ilhas. Com a realização de estes trabalhos o Governo de Cabo Verde, disporá de uma base cartográfica actualizada e de qualidade, para trabalhos futuros a nível do cadastro predial, ordenamento do território, e preservação do meio ambiental.