Unidade de Coordenação do Cadastro Predial

Actividades do SIT-CV

Durante o ano de 2011, enquadrado nas actividades do Projecto Sistema de Informação Territorial de Cabo Verde (SIT CV), tem-se desenvolvido um plano de formação destinado a capacitação técnica dos futuros responsáveis pela gestão, manutenção e actualização do SIT CV. Esta actividade visa estabelecer uma base sólida de conhecimentos de forma a permitir a transferência de tecnologia do Projecto para o Governo de Cabo Verde.

 O plano de formação foi dividido em duas partes:  

1. Formação em Sistemas de Informação Geográfica (GIS)

2. Formação em arquitectura e divulgação/difusão: Infra-estrutura de Dados Espaciais.

Na semana passada conclui-se os módulos referentes ao Sistema de Informação Geográfica (SIG), onde foram abordados vários temas das quais: gestão de base de dados geográficos, controle de qualidade, metadados e análise espacial e 3D.

Durante o período de formação, os técnicos adquiriram os conhecimentos necessários para preparação da informação geográfica e sua respectiva difusão através da Infra-estrutura de Dados Espaciais de Cabo Verde (www.sit.gov.cv).

Esta formação será completada com uma aprendizagem orientada para arquitectura, dimensionamento e divulgação/difusão de informações através de uma infra-estrutura de dados Espaciais, a ser realizada na sede da GRAFCAN em Tenerife (ilha das Canárias) durante dez dias, a partir do dia 17 de Outubro, onde participarão Técnicos.

Estágio na Republica Checo

Na sequência da visita realizada no ano passado á Direcção Geral do Cadastro da República Checo por uma equipa do Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território chefiada pela Sra. Ministra, Dra Sara Lopes, ficou a intenção de estabeler-se uma parceria técnica nos domínios de Cartografia e do Cadastro Predial.
Neste sentido, uma equipa técnica da Unidade de Coordenação do Cadastro Predial do MAHOT, visitou à Republica Checo em Praga para participarem num estágio sobre Cadastro durante os dias 2 à 7 de Outubro.
O estagio está organizado nos seguintes conteudos programáticos:
a) 2 dias na Direcção de Cartografia Geodesia e Cadastro - Informações de Base, informática e funcionamento do sistema do cadastro;
b) 1 dia de visita de estudo a um serviço regional do cadastro fora de Praga;
c) 1 dia de visita a alguns Ministérios que usam a informação do Cadastro, principalmente para o planeamneto e gestão do territorio;
d) 1 dia: finalização e discussão dos conhecimentos adquiridos e questões pertinentes na Direcção Geral do Cadastro em Praga;